Om ajnana timirandhasya jnananjana salakaya Caksur-unmilitam yena tasmai sri-guruve namah

nama om visnu-padaya radhikayah priyatmane sri-srimad-bhaktivedanta narayana iti namine

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, cuja missão foi dada por seu Siksa Guru Nitya-Lila Pravistta Om Visnupada Paramahansa Parivrajakacarya Astottara Sata Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Prabhupada
Rupanuga Acarya Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.

http://lh6.ggpht.com/_CK9F0ohAraA/S4HqqZPH8kI/AAAAAAAAAzY/BJ2gSaUTHkQ/s288/lotus.jpg




quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Dia do Aparecimento e o Aniversário de Sannyasa de Srila Prabhupada

Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja



O Dia do Aparecimento e o Aniversário de Sannyasa de Srila Prabhupada

Neste ano de 2007, o dia do aparecimento de Srila Prabhupada Bhaktivedanta Swami Maharaja foi em 6 de Setembro. Juntamente com quase 200 devotos, Srila Narayana Maharaja celebrou o aniversário de seu desaparecimentos na Sri Kesavaji Gaudiya Matha em Mathura, o templo onde ele tomou sannyasa em 1959. Srila Narayana Maharaja executou a cerimônia do arati e então, antes de falar sobre seu divino nascimento e atividades, chamou alguns de seus discípulos para glorificá-lo. Abaixo estão algumas fotos dessa celebração.

Este ano, no dia 25 de Setembro é o aniversário do dia em que Srila Prabhupada tomou sannyasa de Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja. Srila Narayana Maharaja estará em Bhubanesvara nessa data e a celebrará lá. Não estaremos com ele para gravar essa aula, então por favor aceitem as seguintes passagens de sua aula a respeito do mesmo assunto, proferida em Mathura no dia 27 de Setembro de 1996:

"Recebe-se sannyasa para que se atinja o serviço de Sri Mukunda. Isso não é uma coisa comum. O sannyasa mantra é o mantra do muito sagrado gopi-bhava. Ao proferir esse mantra, somos capazes de doar inteiramente nosso corpo, mente, alma e tudo que possuímos ao Senhor Krsna – para serví-lo. Srila Swami Maharaja dedicou-se a seu sannyasa-guru, nitya-lila pravista om visnupada astottara-sata Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja. Eles eram irmãos espirituais e amigos muito próximos"

A próxima citação é de um discurso dado por Srila Narayana Maharaja em São Francisco em 31 de Maio de 1997. Essa aula faz parte de uma série de aulas sobre o Néctar da Instrução de Srila Prabhupada (uma tradução do Upadesamrta de Srila Rupa Gosvami), Srila Maharaja requisitou que alguns devotos lêssem as traduções e comentários de Srila Prabhupada, e então trabalhou em cima das palavras de Prabhupada".

"Quem são rupanugas? Aqueles que estão verdadeiramente seguindo o humor de Srila Rupa Gosvami. Todos os nossos acaryas são rupanuga; eles não são apenas raganuga. Esta é uma questão muito, muito importante.

"Nosso Gurudeva, Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, compôs o Sri Radha-Vindodastakam . O primeiro sloka é:

"radha-cinta- nivesena yasya kantir vilopita
sri krsna-caranam vande radhalingita- vigraham
Sri Radha Vinoda-Bihari Tattvastakam (1)

["Eu adoro os pés de lótus daquela forma de Sri Krsna quando, devido a estar totalmente imerso na separação de Srimati Radhika (que está exibindo mana, Seu humor de indignação ocasionada por ciúmes), a própria tez escura d`Ele desvanece e Ele assume o claro brilho dourado d´Ela ."]

"Vocês devem ouvir esse significado; de outra maneira perderão essa rara oportunidade.

"Às vezes Srimati Radhika fica tão absorta em sentimentos de separação, chorando tão amargamente, que Ela desmaia. Srila Rupa Gosvami não quer isso, nem nosso Gurudeva ou nenhum de nossos acaryas. O que eles podem desejar? Radha-cinta- nivesena yasya kantir vilopita. Eles pensam, "Krsna deve chorar de separação de Srimati Radhika. Krsna deve chorar. Nossa Srimati Radhika é tão suave, e Seus pés são tão macios. Ela não deve andar aqui e ali para procurar por Krsna. Krsna deve procurá-lA, por que Ele é um vaqueirinho e Seus pés são muito duros. Ele deve andar por aí em busca d´Ela."

"Quando Srimati Radhika disapareceu da dança da rasa, Sri Krsna procurou por Ela pelas florestas. Ele não pôde obter Seu darsana, então ficou continuamente procurando e chorando. No final Ele se sentou no Imli-tala em Vrndavana, perto do Yamuna no Seva-kunja. Ele estava amargamente chorando e absorto pensando, "Ó, onde posso encontrar Srimati Radhika? Onde posso encontrar Radhika? Ela Me deixou aqui. Aonde Ela foi?" Mergulhado nesses pensamentos, Krsna perdeu sua compleição negra e imediatamente Se tornou dourado. Ele ainda era Krsna, mas ficou dourado como Srimati Radhika, e Seu humor havia se tornado o d´Ela. Nessa hora Ele começou a chorar amargamente, "Ó, Krsna, aonde está você? Ó, Krsna, onde está você?"

"Você entende isso? Ele não estava chamando "Ó Radhika, Ó Radhika," no humor de Krsna. Pelo contrário, a cor e humor d´Ela foram até Ele e Ele começou a chamar, "Krsna, Krsna, aonde está Você?"

"Em todos os templos e centros de pregação de nosso Gurudeva, ele instalou as Deidades Sri Radha Vinoda-bihari, com esse humor: radha-cinta- nivesena yasya kantir vilopita. A cor e humor de Krsna foram cobertos pelos de Radhika. Este é Caitanya Mahaprabhu.

"Radhalingita- vigraham. Eu oro para que esta mesma forma de Krsna, que foi abraçada por Radhika com todos os Seus membros. O corpo de Sri Krsna foi completamente coberto por todos os membros e partes do corpo de Srimati Radhika. Desta forma, radhalingita- vigraha é Sri Caitanya Mahaprabhu.

"Isso é rupanuga: 'Krsna deve chorar; Krsna deve procurar por Radhika. Por que deveria nossa doce, inocente, muito simples Srimati Radhika ir aqui e ali, através de montanhas, rios e áreas espinhosas? Por que ela deve ir? Krsna deve ir a todos os lugares procurar por Ela.'

"Todos os rupanuga acaryas pensam dessa forma, e vieram apenas para conceder sua misericórdia sobre nós para que possamos entrar nesse humor.

"Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja passou muito tempo refutando a selva do ateísmo e impersonalismo, mas ele não veio só para isso. Podemos ver no Néctar da Instrução, sua difusão dos ensinamentos de Srila Rupa Gosvami, que ele está dando todas essas verdades. Pacientemente ouçam sobre isso, e então vocês serão capazes de compreender o humor desse especial rupanuga-vaisnava acarya, Srila Swami Maharaja." *[Ver nota final 1]

O excerto seguinte é uma conversa de Srila Narayana Maharaja no quarto de Srila Prabhupada no Bhaktivedanta Manor, Inglaterra, 17 de Maio de 1996.

O dia era Visvarupa-mahotsava (em Setembro de 1959), e muitos Vaisnavas sêniores e discípulos de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura estavam presentes na Sri Kesavaji Gaudiya Matha. Naquela época meu Gurudeva deu a Srila Swami Maharaja o sannyasa-mantra. Proferir esse mantra não é meramente uma formalidade. Ele é cantando para se obter o serviço das gopis – para entrar no humor das gopis. Ele era realmente um rupanuga-vaisnava.

[*Nota final 1: Na madhurya-rasa, caracterizada pelo amor conjugal, a pessoa pode se tornar como Srimati Radharani ou Suas amigas como Lalita e Suas servas (manjaris) como Rupa e Rati. Esta é a essência de todas as instruções a respeito de serviço devocional." (Néctar da Instrução, verso 8, significado) ]

(extraído do website www.purebhakti.com)

tradução: Acyuta Priya dasi

revisão: Govinda dasi

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://4.bp.blogspot.com/_CK9F0ohAraA/S4wB--baELI/AAAAAAAABPg/yARPgbbm2SI/s400/radhakunjabihari.jpg1.jpg