Om ajnana timirandhasya jnananjana salakaya Caksur-unmilitam yena tasmai sri-guruve namah

nama om visnu-padaya radhikayah priyatmane sri-srimad-bhaktivedanta narayana iti namine

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, cuja missão foi dada por seu Siksa Guru Nitya-Lila Pravistta Om Visnupada Paramahansa Parivrajakacarya Astottara Sata Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Prabhupada
Rupanuga Acarya Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.

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quarta-feira, 22 de julho de 2009

Porque Brahma é Nosso Guru Original?


Tridandisvami Bhaktivedanta Narayana Maharaja
Varsana, 12 de novembro de 2002

[Como um convite para o próximo parikrama de Vraja Mandala em Outubro- Novembro deste ano, nós apresentamos um discurso dado em Varsana no ano passado. Nesta conversa, Srila Narayana Maharaja fornece uma informação adicional como porque os Gaudiya Vaisnavas aceitam Senhor Brahma como o Guru original em nossa sampradaya. Ele também discute a extraordinária misericórdia que Krsna conferiu para àqueles devotos que buscaram a poeira dos pés de lótus de Srimati Radharani, e ele também, reconta a agradável disputa de palavra por palavra entre Sri Krsna e Srimati Radharani quando Ele está tentando encontrÁ-la em Kosi- ed.]

Por que Brahma é nosso Guru Original? O próprio Sri Krsna, pela sua própria potência interna de conhecimento, Sarasvati, deu a Brahma a iniciação do gopal-mantra, e com o som de sua flauta, ele deu o mantra kama-gayatri. Desta maneira, em nossa sampradaya, Brahma é o guru original. Mas esta é a causa secundária- não a principal. A causa principal é que Brahma adorou Srimati Radhika e Sri Krsna por milhares e milhares de anos.

Então, quando Eles se aproximaram de Brahma e lhes disseram para pedir uma bênção, ele orou para Radhika: "Eu quero seus pés de lótus sempre em minha cabeça como também ser engajado em seus doces passatempos." Por isto é visto sua inclinação à Srimati Radhika. Senhor Siva, por outro lado, realizou grande tapasya para Krsna, e pediu uma bênção para que todos os passatempos de Krsna estivessem em sua cabeça. Sua inclinação é deste modo um tanto por Krsna. Ele é rasika e tornou-se Gopisvara, ainda, podemos ver um humor um tanto diferente. Por conseguinte, nós aceitamos Brahma como nosso Guru original.

Há muitas coisas que eu queria dizer sobre Srimati Radhika. Penso que em alguns dias serão suficientemente aproveitados e quando chegarmos em Vrndavana, explicarei um pouco de suas glórias.

yo Brahma-rudra-suka-narada-bhisma-mukhyair alaksito na sahasa purusasya tasya sad-karana-curnam ananta-saktim tam Radhita-carana-renum anusmarami

["Medito na poeira dos pés de lótus de Sri Radha, a poeira que até Brahma, Siva, Sukadeva, Narada, Bhisma e muitos grandes sábios não podem ver, a poeira que tem o poder ilimitado, a poeira que imediatamente transforma a Suprema Personalidade de Deus em um submisso servo de Sri Radha." (Radha-rasa-sudha-nidhi, Texto 4, por Sri Prabhodananda Sarasvati)]

Qual é o significado deste verso? Krsna é o Supremo Senhor, o Senhor de todos os senhores. Brahma, Suka, Narada, Bhisma e muitas outras grandes personalidades não são capazes de meditar nos pés de lótus de Krsna em seus corações, isto é muito difícil para eles. Contudo, se alguém, toma abrigo em Srimati Radhika e ora para Ela, então, porque ele está carregando a poeira dos pés de lótus de Radhika em sua cabeça, Krsna saberá que ele quer ser uma partícula da poeira dos pés de lótus dEla. Se Sri Radha quer dar abrigo para àquela jiva, Krsna é imediatamente controlado por Ele. A poeira dos pés de lótus de Srimati Radhika é algo tão exaltado que qualquer um que adore Radhika, esta poeira pode facilmente dar Krsna-prema. Deveríamos saber suas glórias. Quando realizamos bhajana para Krsna, deveríamos orar:

Syamasundara sikhanda-sekhara Smera-hasa murali-manohara Radhika-rasika mam krpa-nidhe Sva-priya-carana-kinkarim kuru

[Ó Syamasundara! Ó Sikhanda-sekhara (cuja cabeça é decorada com penas de pavão)! Sua face está sempre agraciado com um sorriso alegre, sua flauta tocando está encantando, e você é tão experto em apreciar rasa com Srimati Radhika, porque você é um oceano de misericórdia, eu estou lhe implorando, por favor, faze-me um kinkari (servo) dos pés de lótus de sua amada.]

"Se você está satisfeito comigo, Ó Krsna, por favor faça-me uma dasi de Radhika."

Agora, nossa aula terminou. Amanhã de manhã iremos para o parikrama, então estejam prontos como de costume. Iremos primeiro para Kokivalan, onde Krsna fez imitações do pássaro cuco para atrair as gopis. Continuaremos para Javat, onde nossa Svamini Radhika e suas proeminentes Sakhis foram casadas e onde Krsna deveria vir para encontrá-las em muitos disfarces. Então, iremos para Choti, para Bari Baithan; e para Carana Pahari onde a montanha inteira derreteu por ouvir o som doce da flauta (vamsi) de Krsna. As pegadas de todas as vacas e vaqueirinhos estão lá, bem como as pegadas dos camelos, elefantes [ver nota de rodapé] e cervo. Todas as pegadas estão apontando em uma direção (contrária) de Carana Pahadi, mas, unicamente direcionadas a Ele. Porque todos vieram para ouvir o som de Krsna tocando sua flauta, então as pegadas dos seus pés foram feitas levemente nas rochas. Quando Krsna parou de tocar, a montanha novamente tornou-se sólida e as impressões lá permaneceram. Não pensem que isto é uma imitação (invenção); isto é verdadeiro.

Em algumas marcas, as pegadas de Krsna aparecem muito grande e em alguns lugares elas aparecem no tamanho normal. Ao longo as pegadas marcam o lugar onde seus pés estiveram deslizando na superfície derretida. Este evento foi descrito no Skanda Purana e outros Puranas, e nossos Gosvamis também tem algo escrito sobre isto.

Não tenham nenhuma dúvida sobre isto.

Em Kosi, Krsna estava gritando alto para Radhika, e Radhika toda alegre respondia para ele:

-Quem é você?

Krsna, replicava: -Eu sou Krsna.

Radhika não queria saber dele e então, ralhava com Ele:

- Ó serpente negra, vá embora daqui!

Então Krsna dizia:

-Não, não Krsna. Eu sou Ganasyama.

Srimati replicava:

- Ó, Ganasyama (nuvem escura das monsões), nós não precisamos de água, então vá para a floresta e lá, chova a cântaros.

Krsna, então tentou um outro nome e disse:

- Eu sou Hari. (um outro significado de Hari é leão)

Ela disse: - Hari? Você é um leão? Por que você veio aqui? Você quer me atacar? Volte para a floresta!

Desta maneira, Krsna deu-se vencido por Radhika nos jogos de palavras. Srila Rupa Gosvami, satisfeito com sua senhora, Srimati Radhika, ora: - Ó Krsna, você foi derrotado por Radhika.

Vocês deveriam orar para ter este tipo de humor - o humor de Srila Rupa Gosvami.

Não percam a oportunidade de ir para estes lugares dos passatempos. Se vocês forem lá, não é preciso orar para Krsna por coisa alguma. O dhama irá considerar: "Ele veio até mim, ela veio até mim." O dhama inspirará vocês em todos estes passatempos. Eu peço, que vocês não pensem em ficar na volta e considerar se devem ir ou não. Não pensem: "Posso me tornar exausto." Você deve estar cansado após muitos dias aqui, mas não há problema nisto. Eu os trouxe de muito longe- simplesmente para ouvir hari-katha e para tocar a poeira de todos os doces lugares dos passatempos e do profundo significado por detrás deles, nem todos irão para todos os lugares que nós iremos. Vocês são muito afortunados por terem vindo sob a guia de puros Vaisnavas e por ouvir este muito doce e poderoso hari-katha. Penso que suas vidas serão bem-sucedidas.

Gaura-premanande!

Conselheiros do editorial: Pujyapada Madhava Maharaja e Sripad Brajanatha dasa Transcritora: Vasanti dasi Editor: Janardana dasa Assistente de edição: Syamarani dasi Digitação: Anita dasi Supervisão, tradução, digitação: Govinda dasi Revisão: Gita devi dasi

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