Om ajnana timirandhasya jnananjana salakaya Caksur-unmilitam yena tasmai sri-guruve namah

nama om visnu-padaya radhikayah priyatmane sri-srimad-bhaktivedanta narayana iti namine

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, cuja missão foi dada por seu Siksa Guru Nitya-Lila Pravistta Om Visnupada Paramahansa Parivrajakacarya Astottara Sata Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Prabhupada
Rupanuga Acarya Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.

http://lh6.ggpht.com/_CK9F0ohAraA/S4HqqZPH8kI/AAAAAAAAAzY/BJ2gSaUTHkQ/s288/lotus.jpg




quinta-feira, 2 de julho de 2009

Sri Krsna Janmastami



A Celebração do Aniversário do Senhor Sri Krsna

3 e 4 de Setembro, 2007 – Índia

As celebrações do Sri Krsna Janmastami começaram na noite anterior com um enorme e festivo desfile ao redor da cidade de Mathura. Sob a guia de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, o kirtana começou na frente da Sri Kesavaji Gaudiya Matha às 5 da tarde, e Srila Maharaja saiu de seu quarto por volta das 5h30 da tarde, para que o desfile começasse.

Ele primeiro realizou arati para as Deidades de Sri Radha-Krsna e Sri Caitanya Mahaprabhu, que estavam magnaniamente sentadas em uma grande e bela carruagem , que foi puxada por dois touros durante o desfile. Em todos os anos anteriores dessa celebração, Srila Maharaja teria subido num cavalo ou em seu carro, mas nesse ano ele começou andando, com o kirtana e carros à sua frente, por cerca de 30 minutos.


Então, na manhã seguinte, a manhã do Sri Krsna Janmastami, os bhajanas para a ocasião começaram às 6 horas, quando Srila Maharaja pediu que as próximas canções fossem: Sri Mangala-gitam, Sri Dasavatara-stotram, Sri Damodarastakam, Sri Nanda-Nandanastakam , Sri Radha-Krpa-Kataksa- Stava-Raja, Krsna Deva Bhavantam, Radhe Jaya Jaya Madhava Dayite, e Yasomati-nandana.


Srila Maharaja então falou sobre o nascimento de Sri Krsna, e começou dizendo, "Hoje é a constelação Rohini. Hoje também é astami, o oitavo dia lunar. E qual é o dia da semana? É terça-feira. Há uma belíssima constelação no céu agora, e essa foi a hora em que Krsna nasceu."


Ele continuou explicando resumidamente a história de como os doces passatempos de Sri Krsna se manifestaram nesse mundo na forma de livro. Ele relatou como, bem no início da criação universal, o Senhor Visnu proferiu a mais condensada forma do Srimad-Bhagavatam (quatro versos) ao Senhor Brahma que, em poucas palavras, incluiu tudo sobre a forma, passatempos e qualidades de Krsna. Ele então discutiu como Brahma elaborou o Srimad-Bhagavatam enquanto o narrava para Sri Narada Rsi, e como Narada disse a Srila Vyasadeva para elaborá-lo mais tarde. Narada ordenou a Vyasadeva que ele entrasse em transe de bhakti-yoga e apresentasse ao mundo o que ele viu em seu transe. Srila Maharaja então compartilhou com sua audiência uma narração sobre a visão de Srila Vyasadeva a respeito dos passatempos de Krsna em Vrndavana, Mathura, e Dvaraka.


No decorrer de sua aula, Srila Narayana Maharaja falou sobre os eventos que levaram ao nascimento de Krsna. Ele narrou a história da Mãe Terra na forma de uma vaca se aproximando de Brahma para que ele a protegesse dos demônios em forma de reis que estavam reprimindo seus cidadãos. Brahma então a levou, juntamente com os outros semi-deuses, para o oceano de Leite, onde uma mensagem foi dada a Brahma, dizendo que o Senhor muito em breve descenderia.


Srila Narayana Maharaja continuou, "Devaki (a mãe de Krsna em Mathura) casou-se com Maharaja Vasudeva. Ela era a irmã de Kamsa – não a irmã verdadeira, mas assim mesmo Kamsa a respeitava imensamente.* (Ver Nota de Rodapé). O pai de Devaki, Rei Devaka, deu um dote de belos presentes, como carruagens, ouro, e milhares de servos. Ele também arranjou que suas outras filhas se casassem com Vasudeva Maharaja.


"Para agradar sua irmã, Kamsa acomodou Devaki e Vasudeva na carruagem, e pessoalmente a dirigiu. Na mesma hora, os semi-deuses, querendo que Krsna viesse logo, falaram com uma voz que vinha do céu para Kamsa, 'Seu tolo! Com grande amor você acomodou sua irmã na carruagem e a está levando para seu palácio, mas está insconsiente de que o oitavo filho dela o matará.'


"Por que eles disseram isso? Há um segredo aqui. Eles não disseram que o oitavo filho o mataria; eles apenas disseram 'criança' – não um menino ou menina . Quando Krsna foi transferido para Gokula e colocado na cama de Yasoda, sua menina recém-nascida foi levada de sua cama para Mathura.


"Kamsa refletiu, 'Eu pensei que com certeza ele seria um menino; mas é uma menina!' Ele e seus ministros pensaram que aquela menina fosse a filha de Devaki, e então ele tentou matá-la. Ele cometeu muitos pecados, e por isso o Senhor foi obrigado a matá-lo."


Desde as 5 da tarde, centenas de devotos locais e convidados visitaram a Sri Kesavaji Gaudiya Matha (templo) para ver as Deidades de Sri Sri Radha-Vinoda Bihariji e Sri Caitanya Mahaprabhu nesse dia auspicioso. Para que todos pudessem ver as Deidades, todos os visitantes entraram no prédio do templo pelo portão principal, subindo as escadas para o salão principal, e então foram embora pela saída da parte de trás do templo.


Às 7 da noite, a área próxima da sala do templo estava completamente lotada pelas pessoas que vieram participar do tradicional programa da tarde do Janmastami. Às 8 horas Srila Narayana Maharaja entrou no salão do templo, e depois de tomar o darsana das Deidades, sentou na vyasasana para assistir às canções e danças devocionais. Um pouco antes da meia noite, ele pediu a Krsnadasa brahmacari para liderar o kirtana, hora na qual várias pessoas na audiência começaram a dançar muito alegremente.


Srila Maharaja indicou a Sripad Tirtha Maharaja que começasse a cerimônia do banho da meia noite (abhiseka) das Deidades. Finalmente, todos os convidados e devotos subiram à parte superior do templo onde foi servida uma deliciosa anukalpa prasadam (comida sem grãos).


[*Nota de Rodapé: O pai de Devaki, Devaka, era o irmão do pai de Kamsa, Ugrasena. Isso o faria primo-irmão de Devaki. Além disso, quando a esposa de Ugrasena, Padmavati, era jovem, ela conheceu um demônio chamado Drumila, e embora casada com Ugrasena, ela caiu nas mãos de Drumila e teve seu filho Kamsa .]


Conselho Editorial: Pujyapad Madhava Maharaja, Sripad Brajanath dasa e Sri Prema Prayojana dasa
Reportagem: Vasanti dasi
Tradução: Radhika dasi
Fotografia e Confecção do vídeo: Anita, Janaki e Vasanti dasis
Editoração: Syamarani dasi Conselho
Tradução para o Português: Acyuta Priya d.d
Revisão Geral: Govinda dasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://4.bp.blogspot.com/_CK9F0ohAraA/S4wB--baELI/AAAAAAAABPg/yARPgbbm2SI/s400/radhakunjabihari.jpg1.jpg